O Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva começou com o nome de "Escola Cirandinha" e surgiu do ideal de duas educadoras brumadenses, Míriam Azevedo Gondim Meira e Edilsa Santos Silveira, que tinham a educação como marco importante na formação de crianças e adolescentes. Esse sonho concretizou-se no dia 19 de fevereiro de 1973, data de fundação da escola.

Os alunos foram crescendo e, com eles, a Escola Cirandinha. A pequena casa na Rua Coronel Paulino Chaves já não tinha espaço para todos. Assim, foi construída sua sede própria na Avenida Dr. Guilherme Dias, recebendo alunos até a 4ª série do Ensino Fundamental (atualmente 5º Ano do Ensino Fundamental).

Tia Míriam, como era tratada carinhosamente por seus alunos, percebeu que o seu ideal não estava totalmente concretizado e estendeu os cursos até a 8ª série do Ensino Fundamental (atualmente 9º Ano do Ensino Fundamental). A partir dessa época a escola passou a chamar-se Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva, em homenagem a uma grande educadora, que muito contribuiu para a educação de Brumado.

Atendendo ao pedido de inúmeros pais e alunos, o nosso CEMNAS, agora sob a direção da sua filha Taísa Maria Azevedo Meira, passou a oferecer também o Ensino Médio, completando assim o ideal de educação da saudosa Tia Míriam.

Buscando atualização e novas tecnologias, o CEMNAS faz em 2008 uma parceria com o Sistema COC de Ensino, adotando o material e a tecnologia do sistema, e através do acesso ao Portal COC Educação permitindo os mais modernos recursos didáticos para a utilização por professores, pais e alunos.

Já são 43 anos e a "Cirandinha", hoje Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de qualidade, com mais de quinhentos alunos matriculados. Continua firme no mesmo ideal e na mesma missão de educar.

 

Hoje somos uma escola solidificada e convicta de suas obrigações e de seus deveres, pois temos o compromisso de formar, todos os dias, o verdadeiro cidadão de bem que nossa sociedade tanto deseja.